:: Edição 011 :: Estética Musical

MÚSICA E A INTERAÇÃO ENTRE FORMA E CONTEÚDO

Nas aulas de música que são ministradas no espaço da Clínica de Música do Asaph Ministérios, os pesquisadores (forma como os “alunos” se colocam) tem acesso ao estudo do seu instrumento e também a História da Música. O objetivo em investigar também a História é a de conhecer os processos musicais que foram utilizados nos períodos da História.

Os compositores ao escreverem uma peça musical, combinam simultaneamente diversos elementos musicais importantes, dentre eles a melodia, o ritmo, a harmonia, o timbre, a forma e a textura.

A palavra forma em música descreve o projeto ou configuração básica que um compositor pode utilizar para desenvolver uma obra musical. As formas são variadas que são obtidas através de diferentes métodos, nos diferentes períodos da História da Música.

Peguemos o exemplo de dois estilos musicais, o Pop Rock e o Worship (adoração, em inglês). Enquanto forma têm muitas semelhanças. Introdução que geralmente começa com um instrumental, depois vem o verso e o refrão e em alguns casos pode ter uma seção intermediária chamada ponte. Essa estrutura é usada para construir a narrativa musical, com os versos tendo o papel do desenvolvimento da ideia da música e o refrão destacando a mensagem central. Além desta estrutura básica podem haver outras partes como solos instrumentais e coda (uma seção final que encerra a música). 

Enquanto conteúdo esses estilos se diferem. No Pop Rock pode haver uma variedade de temas refletindo as experiências, emoções e narrativas vividas. O conteúdo do estilo Worship é centrado na expressão de Fé e Espiritualidade Cristã. O texto pode ter vários temas como adoração ou louvor a Deus Pai, Deus Filho, Deus Espírito Santo; gratidão, devoção, entrega, súplica, etc.  Não há uma regra já que a inspiração pode variar de acordo com o artista e o contexto social, emocional, físico e espiritual que o compositor estiver inserido.

Enquanto a forma fornece a estrutura, o conteúdo é a expressão criativa dos elementos musicais. O processo que acontece desta interação como se combinam e se desenvolvem influencia na experiência musical e pode variar desde abordagens tradicionais até as experimentais.

Referências Bibliográficas

Med.Bohumil / Teoria da Música / Bohumil Med. – 5. Ed. – Vade Mecum de teoria musical – Brasília, DF: Musimed, 1996.
Bennett Roy / Uma Breve História da Música / Roy Bennett; tradução, Maria Teresa Resende Costa. – Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 1986.




Portella
47 anos de vida e Fé cristã. Mestre em Educação. Pós-graduado em Aperfeiçoamento de Docência com Psicopedagogia. Licenciatura Plena em música. Bacharel em Composição. Bacharel em Gestão e Administração Eclesiástica e Música Sacra.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/portella

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