A Gestão de Processos é uma abordagem que tem ganhado cada vez mais espaço nos saberes das diversas competências. Trata-se de uma metodologia que busca identificar, mapear, analisar e agenciar na intenção de aprimorar processos organizacionais para operacionalizar a fluidez nas atividades desempenhadas. No entanto, em um mundo cada vez mais volátil, não linear, complexo e ambíguo, a gestão de processos pode enfrentar desafios quando se trata de lidar com o ineditismo.
A ruptura e inadequação do conhecimento/informação dentro dos sistemas de pensamentos, no que tange a dar conta do ineditismo, se tornou uma realidade presente nos diversos setores de produção de serviços. Novas tecnologias, mudanças nas demandas dos consumidores, crises econômicas e pandemias são apenas alguns exemplos de eventos que podem gerar situações inéditas e de flexibilização para as organizações. Tensionamentos e agenciamentos no lidar atento de novos arranjos para superar obstáculos.
Nesse contexto, a Gestão de Processos é uma aliada significativa para as organizações. Ao mapear e analisar os processos organizacionais, é possível identificar gargalos, pontos de resoluções e oportunidades de otimização. Uma lógica potencializadora de resolutividade na prestação de serviços.
Reorganização e/ou revisão da estrutura operacional, estimula, constrói um campo favorável à práticas adequadas, conferindo um ambiente de um novo conceito procurado, evitando interpretações equivocadas, potencializando uma prática cultural colaborativa, trabalho integrado, na composição de uma rede de resoluções a partir da interlocuções de estabelecer planos de ações.
É fundamental a comunicação na interatividade dos agentes colaboradores, o alinhamento com os objetivos conceituais e operacionais da corporação e ciência das mudanças que estão ocorrendo. A comunicação transparente e frequente pode ajudar a reduzir a resistência à mudança e engajar os colaboradores no processo de adaptação.
Mudanças contínuas, experimentações conceituais, comunicação transparente, interatividades, ambiente saudável, estimula cenas que privilegiam encontros para a produção compartilhada de práticas e ações horizontais e colaborativas da equipe.