:: Edição 009 :: Design Gráfico

DESIGN GRÁFICO E AS RUPTURAS TECNOLÓGICAS CONTEMPORÂNEAS

Nos últimos anos, a tecnologia tem mudado drasticamente o mundo do design gráfico. Com a computação gráfica é possível ter acesso a uma variedade de ferramentas para trabalhar com tipografia, cores e layouts. No entanto, a evolução da tecnologia não parou por aí, e hoje estamos vendo novas rupturas tecnológicas que estão mudando a maneira como o design gráfico é criado e consumido.

Uma ruptura significativa é a crescente popularidade do design responsivo. Com o aumento do uso de dispositivos móveis, os designers precisam agora criar designs que se adaptem a diferentes tamanhos de tela e dispositivos. Isso significa que os designs precisam ser flexíveis e adaptáveis à resolução da tela do dispositivo do usuário. No Encontro Modal estamos atentos a isso de forma que o site de adapta quando acessamos pelo celular, tablet ou computador, oferecendo uma melhor experiência ao leitor.

Além disso, a Inteligência Artificial (IA), o chat GPT, também está impactando o design gráfico. Por exemplo, o uso de IA para criar designs de logotipos personalizados e exclusivos é uma das tendências mais recentes na indústria. As empresas podem agora alimentar um programa com informações sobre a sua marca e a IA irá gerar um logotipo exclusivo que melhor representa a marca. Isto tem sido muito discutido pois até que ponto a IA vai ser uma ferramenta útil ou diminuir a necessidade de designers e outros trabalhadores?

É importante estar cientes dessas rupturas tecnológicas e entender como elas estão afetando o mundo. Estar preparado para usar as novas tecnologias a seu favor e se adaptar às mudanças no mercado é fundamental para o profissional manter sua relevância. 

Há também um dilema ético sobre a autoria dos conteúdos criados pela Inteligência Artificial. Quem seria o autor? É consciente atentar aos valores organizacionais na execução do trabalho, mantendo o alto padrão ético em suas práticas.

A sociedade como um todo passa por mudanças significativas à medida que a tecnologia evolui. O design gráfico é uma forma de Arte, aspecto humano e, portanto, mais humano que tecnológico. Compreender essa relação é um desafio constante, mas é imprescindível para que a evolução tecnológica caminhe em sintonia com o desenvolvimento humano e social.

Referências Bibliográficas

DESIGNE. Design por computadores: como a IA está mudando o setor de design gráfico. Designe, [S.l.], 18 out. 2021. Disponível em: https://designe.com.br/design-por-computadores-como-a-ia-esta-mudando-o-setor-de-design-grafico/. Acesso em: 17 mar. 2023.
MARTINS, M. Inteligência artificial no design. Runrun.it Blog, [S.l.], 11 jan. 2021. Disponível em: https://blog.runrun.it/inteligencia-artificial-no-design/. Acesso em: 17 mar. 2023.
MENEZES, R. Tecnologia em design gráfico: um pouco de história. Blog da Unigranrio, [S.l.], 26 jul. 2021. Disponível em: https://portal.unigranrio.edu.br/blog/tecnologia-em-design-grafico-um-pouco-de-historia. Acesso em: 17 mar. 2023.
RODRIGUES, M. Design gráfico: um novo caminho para a comunicação digital. Pense Avanti, [S.l.], 27 ago. 2021. Disponível em: https://penseavanti.com.br/marketingdigital/design-grafico-um-novo-caminho-para-a-comunicacao-digital/. Acesso em: 17 mar. 2023.




Daniel Peregrina
41 anos de vida e Fé Cristã. Bacharel em Direito. Pós-Graduado em Gestão e Coordenação de Ensino. Pós-Graduado em Psicopedagogia com Aperfeiçoamento de Docência. Bacharelando em Arquivologia. Há 19 anos atuando no mercado de comunicação Visual (Identidade Visual, Design Digital e Design Gráfico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *