:: Edição 006 :: Estética Musical

CHRÓNOS E KAIRÓS NA EDUCAÇÃO MUSICAL

Chrónos & Kairós são palavras gregas que se referem ao tempo. O tempo físico pode ser indicado como aquele que se inicia sob o domínio de Chrónos e determina o ritmo e a contagem do tempo que guia o mundo em dias, horas, minutos etc., e o tempo social. 

Kairós que pode ser indicado como o tempo vivido pelos homens, nem sempre coincidente com o tempo cronológico. Kairós significa o momento certo, oportuno, que pode estar presente dentro de um tempo físico determinado por Chronos. Nossa rotina diária é marcada por esses dois tempos. Enquanto Chronos quantifica, Kairós qualifica.

Na educação musical faz se necessário o equilíbrio entre  esses dois tempos, para isso é importante  ouvir a voz do outro como ator social, dotado de potencialidade e autonomia. Isso nos leva a pensar como o tempo (kairós) educacional pode influenciar no tempo (chrónos) de uma pessoa no transcorrer de sua vida, ao qual chamamos de formação. Um dos  exemplos pode ser os  filósofos gregos que usaram muitos kairós dentro de seu chrónos, o que resultou em benefício para toda a Grécia, na medida em que até hoje esses pensadores conseguem influenciar pessoas por meio do conhecimento que produziram.

O processo de desenvolvimento é o resultado de mudanças cognitivas e intelectuais que acontecem em determinados tempos (kairós). Um pensador da área da educação, Piaget1A Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, organizada pelo professor Marco Antônio Moreira, publicada em 1999, em São Paulo (SP), pela Editora Pedagógica e Universitária., colocou que o desenvolvimento cognitivo é um processo coerente de sucessivas mudanças qualitativas das estruturas cognitivas. Os esquemas são construídos e reconstruídos gradativamente, o que sugere uma sucessão de kairós dentro do chrónos vivendi

Acredita se que para se construir um ambiente de aprendizagem musical é preciso que haja relacionamento, a música por definição, é um meio que podemos expressar sentimentos e emoções através da melodia, ritmo e harmonia que se  relacionam. Este relacionar pode ser uma oportunidade de encontrar nosso kairós.

T.S.Elliot, poeta e escritor inglês disse uma vez que escutamos música tão profundamente ouvida que nem é ouvida, mas somos nós a música enquanto dura a música2T. S. Eliot, “A Música da Poesia”, De Poesia e Poetas, p.13..

Notas e Referências

[1] A Teoria do desenvolvimento cognitivo de Piaget, organizada pelo professor Marco Antônio Moreira, publicada em 1999, em São Paulo (SP), pela Editora Pedagógica e Universitária.
[2] T. S. Eliot, "A Música da Poesia", De Poesia e Poetas, p.13.




Portella
47 anos de vida e Fé cristã. Mestre em Educação. Pós-graduado em Aperfeiçoamento de Docência com Psicopedagogia. Licenciatura Plena em música. Bacharel em Composição. Bacharel em Gestão e Administração Eclesiástica e Música Sacra.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/portella

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *