:: Edição 006 :: Sociologia

DIVERSIDADES DA VIDA

As diferenças individuais podem levar ao surgimento de novas perspectivas, pois a diversidade estimula e pode favorecer um espaço para manifestações variadas dentro de um ambiente de agenciamentos onde proponha inovações e criatividades.

Diversidade cultural solicita um mapeamento, uma gestão que sinalize expansões de operacionalidades com maior diversificação, abordando competências e políticas organizacionais mais apuradas.

Convoca esforços no sentido de delinear interesses e práticas das relações na dinâmica organizacional, pois, considera a gestão de pessoas e processos na sua importância e reconhecimento dos organogramas e fluxos estabelecidos.

Há complexidade no tema Diversidade, pois compõe um campo amplo de encadeamentos, ao envolver diferentes grupos sociais, com culturas distintas, diferenças na idade, história, origem, função, personalidade, formação educacional, e outras questões como diferentes formas de pensar, agir, comunicar, alimentar, que dividem um mesmo espaço, social, familiar, ou corporativo, na intenção de atingir seus objetivos pessoais, grupais ou organizacionais. 

Um caráter multifacetado, pois a diversidade envolve um trilhamento e a implementação de sistemas, políticas e práticas que potencializam efeitos flexíveis e inovadores.

Referências Bibliográficas

ALVES, M.A.; GALEÃO-SILVA, L.G. A crítica da gestão da diversidade nas organizações. Revista de Administração de Empresas. V.44, n.3, 2004.
DESSLER, Gary. Administração de Recursos Humanos. 2. ed. São Paulo: Pearson Education Brasil, 2003.
HARDY, C.; NORD, W. R. Handbook de estudos organizacionais: modelos de análise e novas questões em estudos organizacionais. São Paulo: Atlas, 1999.
 FLEURY, M. T. L. Gerenciando a diversidade cultural: experiências de empresas brasileiras. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 40, n. 3, 2000. 
GODOY, A. S. Pesquisa qualitativa: tipos fundamentais. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 35, n.3, 1995.




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *