:: Edição 002 :: Mapeamentos e Processos

REFLEXÕES SOBRE O CONCEITO DE SISTEMAS

O conceito de Sistema traz a ideia de elementos distintos que se relacionam formando uma espécie de “elemento maior”, um “todo” organizado. Podemos facilmente observar isso no corpo humano que é um sistema formado de diversas partes menores que trabalham de forma interdependente em prol do bom funcionamento do corpo.

Cabe ressaltar que devido à complexidade do corpo humano sua formação conta também com subsistemas que podem ser decompostos em outros subsistemas passando, por exemplo, desde o sistema digestório até chegar aos sistemas microscópicos das células, moléculas e átomos. Esta organização está presente na natureza, nas relações, nas sociedades, nas organizações, nas empresas, na informática, etc.

O fato dos elementos se unirem num propósito único possibilita realizar tarefas mais complexas e impossíveis de serem realizadas de forma independente. As relações entre as partes vão determinar a eficiência do sistema em atingir seus objetivos.

Todo sistema tende a manter-se em equilíbrio. Embora um sistema passe por deterioração ele fará força contrária para que este continue existindo e retorne ao equilíbrio. Mas a deterioração nem sempre é negativa pois pode fazer parte do processo de adaptação e transformação gerando aperfeiçoamento do sistema.




Daniel Peregrina
41 anos de vida e Fé Cristã. Bacharel em Direito. Pós-Graduado em Gestão e Coordenação de Ensino. Pós-Graduado em Psicopedagogia com Aperfeiçoamento de Docência. Bacharelando em Arquivologia. Há 19 anos atuando no mercado de comunicação Visual (Identidade Visual, Design Digital e Design Gráfico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *