Mapa estratégico é uma ferramenta de gestão que apresenta visualmente como cada setor se relaciona, em sincronia com os demais, com os objetivos-chave de uma empresa. Em um diagrama, ele estrutura os planos de ação para gestores e equipes visualizarem o papel que cada meta desempenha no objetivo principal da empresa.
O planejamento estratégico pode partir das perguntas: “O que? Quem? Como? Onde se quer chegar? Porque?”. Assim busca-se delimitar qual a missão da organização, sua visão e valores. Embora essas declarações nem sempre sejam utilizadas de forma eficiente, definir esses pontos pode esclarecer e conduzir um planejamento alinhado com o que se quer alcançar.
A missão de uma organização é aquilo que ela entende como a sua razão de ser e responde a pergunta: Para que esta organização existe? É fundamental que todos os integrantes da organização saibam qual o seu propósito (missão) e que suas funções no dia a dia se alinhem a ela.
A visão responde a pergunta: Onde esta organização quer chegar? Em geral esta perspectiva vai inspirar metas e prazos que podem ser de curto, médio e longo prazo.
Os valores são os ideais de atitude, inspiradores de ações e resultados que devem fazer parte do ambiente relacional dos agentes da organização. Transparência, criatividade, equilíbrio, sustentabilidade, inovação são alguns exemplos.
A partir daí é possível iniciar um planejamento estratégico que vai determinar objetivos, metas e ações para alcançá-las, o que torna o mapeamento uma ferramenta essencial para o crescimento de uma organização.
O mapeamento estratégico além da análise interna também olha para o externo e busca a identificação de oportunidades e ameaças. Além disso, o mapeamento estratégico também ajuda a monitorar o progresso da organização em relação às suas metas e objetivos.