:: EDIÇÃO 015 :: Percepções

PERCEPÇÃO NA VARIABILIDADE

Processos de desestabilizações do sujeito são capazes de criar alterações nas relações e nos vínculos sociais, são princípios de incertezas e de imprevisibilidades de múltiplas e variantes possibilidades de observação e absorção dos acontecimentos.

A suposta realidade está constantemente sendo construída a partir do que se dá por meio da percepção que o sujeito tem dessa mesma realidade; realidade e observação são coisas diretamente proporcionais.

A percepção que o sujeito tem de si mesmo, no que é possível poder conhecer e avaliar a si mesmo, constitui um processo íntimo e singular a partir dos registros da memória, ou seja, o processo das instâncias dos acontecimentos do passado e do presente.

Nesse sentido como um constructo do existir, a vida que passa, sustenta universos múltiplos, questionáveis, em constante mudanças, como potencialidades para o “vir a ser”, variáveis de espaço e tempo que deixam tensões que se manifestarão como um deslocamento tornando possível e substancial a importância de intermediar à “realidade da vida” em toda e qualquer história da vida.

Referências Bibliográficas

Andrade, V. M., Santos, F. H., & Bueno, O. F. A. (2004). Neuropsicologia hoje. São Paulo: Artes Médicas.     
Aranha, M. L. A. (2003). Filosofando: introdução à filosofia. São Paulo: Moderna.  
Bunge, M. (1980). Ciência e desenvolvimento. Belo Horizonte: Itatiaia.
Costa, C. (2005). Filosofia da mente. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Gazzaniga, M. S., Ivry, R. B., & Mangum, G. R. (2006). Neurociência cognitiva: a biologia da mente. Porto Alegre: Artmed.
Hessen, J. (2003). Teoria do conhecimento (2 ed.). São Paulo: Martins Fontes.       
Hume, D. (2004). Investigação sobre o entendimento humano e sobre os princípios da moral. São Paulo: Editora UNESP. 
Luijpen, W. (1973). Introdução à fenomenologia existencial. São Paulo: E.P.U
Popper, K., & Eccles, J. C. (1991). O eu e seu cérebro. Brasília: Editora da UnB.
Sokolowski, R. (2004). Introdução à fenomenologia. São Paulo: Edições Loyola.




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *