:: EDIÇÃO 013 :: Cosmovisão Teológica Bíblica

COSMOVISÃO TEOLÓGICA À ESTRANHEZA DO DESCONHECIDO

Em que transparece a elaboração de uma compreensão da teologia do cristianismo, o seu objeto constitui em uma base textual para a investigação nos limites de uma pesquisa dentro de seu campo de Graduação, Bacharelado, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e/ou PHD em pesquisa e conteúdo construído.

Os objetivos da pesquisa não se exaurem. Realizar uma exegese de todo um conjunto de obras e fazer um certo conjunto de recortes do cristianismo, distingue no que refere-se esparsamente ao cristianismo e de elementos predominantes e homogeneizadores. Considerando que as referências ao cristianismo são explicitadas e marcadas pela associação ao máximo possível com textos, busca-se, por meio de perspectivas externas, recorrer a intérpretes e comentadores para obter interpretações a respeito da análise do recorte realizado na leitura desses textos.

A exposição dá ênfase particular serve como instrumento da leitura de obras feitas no parecer de um pensar que na maturidade desenvolvida da compreensão do cristianismo e na fase do pensamento, aponta para o desenvolvimento pelo qual passa essa compreensão no tempo do exegeta e pesquisador.

Cabe observar, então, que é gradual a intensificação do modo como se trata a temática em elaboração, ou seja, como o cristianismo, temática, é entendido como um fenômeno de caráter do momento do pensar e associar ao modo como o próprio filósofo, no olhar retrospectivo e de apropriação de registros, faz o ensaio de autocrítica e do ressignificar o seu pensamento.

É somente na perspectiva de uma filosofia madura que se pode aquilatar a dimensão no tocante ao cristianismo, figuração do tema, uma vez que se perceba que “a existência do mundo só se justifica como fenômeno estético” (Nietzsche, 2007). A arte é entendida aqui como expressão da própria vida, “pois toda a vida repousa sobre a aparência, a arte, a ilusão, a ótica, a necessidade do perspectivístico e do possível equívoco” (Nietzsche, 2007).

Referências Bibliográficas

BARBUY, Belkiss Silveira. Nietzsche e o Cristianismo. São Paulo: Edições GRD, 2005. 
BISER, Eugen. Relação de Nietzsche com Jesus: um confronto psico-literário. Concilium. Nietzsche e o Cristianismo. Petrópolis: Editora Vozes, vol. 165, n. 5, 1981. 
COLLI, Giorgio. Doppo Nietzsche. Milano: Biblioteca Adelphi, 1974. CONCILIUM. Nietzsche e o Cristianismo. (Revista). Petrópolis: Editora Vozes, vol. 165, n. 5, 1981.
DELUMEAU, J. História do medo no Ocidente. Trad. Maria Lucia Machado. São Paulo: Companhia de Bolso, 2009.
________, J. À espera da aurora. Trad. Ricardo Gondim. São Paulo: Loyola, 2007.
LIMA VAZ, H. C. Contemplação e dialética nos diálogos platônicos. Trad. Juvenal Savian Filho. São Paulo: Loyola, 2012.
MEIER, J. Um judeu marginal – Em busca do Jesus histórico. Trad. Laura Rumchinsky. Rio de Janeiro: Imago, 1996. Vários volumes. 
MURPHY O’CONNOR, J. Paulo: uma biografia crítica. Trad. Barbara Theoto Lambert. São Paulo: Loyola, 2000. 
NIETZSCHE, Friedrich. O Nascimento Da Tragédia. Trad. J. Guinsburg. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.
______. Humano, demasiado humano: Um livro para espíritos livres. Trad. Paulo César de Souza. São Paulo: Companhia das Letras, 2000. 
______. Aurora: reflexões sobre os preconceitos morais. Trad. Mário D. Ferreira Santos. Petrópolis: Editora Vozes, 2008.
______. Ecce Homo. Como se chega a ser o que se é. Trad. Antonio Carlos Braga. São Paulo: Editora Escala, 1987.
RAHNER, Karl. Curso Fundamental da fé: Introdução ao conceito de Cristianismo. São Paulo: Editora Paulus, 1989.
RIBEIRO, Naiara dos Santos. A Europa em jogo: as críticas de Johan Huizinga à cultura de seu tempo. 2008. 115f. Dissertação. Rio de janeiro: UFRJ/IFCS, 2008. 
SCHELER, Max. Da reviravolta dos valores. Trad. Marco Antônio dos Santos Casanova. Petrópolis: Editora Vozes; Bragança Paulista: Editora Universitária, 2012.




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *