Em que transparece a elaboração de uma compreensão da teologia do cristianismo, o seu objeto constitui em uma base textual para a investigação nos limites de uma pesquisa dentro de seu campo de Graduação, Bacharelado, Pós-Graduação, Mestrado, Doutorado, Pós-Doutorado e/ou PHD em pesquisa e conteúdo construído.
Os objetivos da pesquisa não se exaurem. Realizar uma exegese de todo um conjunto de obras e fazer um certo conjunto de recortes do cristianismo, distingue no que refere-se esparsamente ao cristianismo e de elementos predominantes e homogeneizadores. Considerando que as referências ao cristianismo são explicitadas e marcadas pela associação ao máximo possível com textos, busca-se, por meio de perspectivas externas, recorrer a intérpretes e comentadores para obter interpretações a respeito da análise do recorte realizado na leitura desses textos.
A exposição dá ênfase particular serve como instrumento da leitura de obras feitas no parecer de um pensar que na maturidade desenvolvida da compreensão do cristianismo e na fase do pensamento, aponta para o desenvolvimento pelo qual passa essa compreensão no tempo do exegeta e pesquisador.
Cabe observar, então, que é gradual a intensificação do modo como se trata a temática em elaboração, ou seja, como o cristianismo, temática, é entendido como um fenômeno de caráter do momento do pensar e associar ao modo como o próprio filósofo, no olhar retrospectivo e de apropriação de registros, faz o ensaio de autocrítica e do ressignificar o seu pensamento.
É somente na perspectiva de uma filosofia madura que se pode aquilatar a dimensão no tocante ao cristianismo, figuração do tema, uma vez que se perceba que “a existência do mundo só se justifica como fenômeno estético” (Nietzsche, 2007). A arte é entendida aqui como expressão da própria vida, “pois toda a vida repousa sobre a aparência, a arte, a ilusão, a ótica, a necessidade do perspectivístico e do possível equívoco” (Nietzsche, 2007).