:: EDIÇÃO 013 :: Produção Fonográfica

A MÚSICA COMO NARRATIVA CULTURAL E O ESTRANHAMENTO SONORO

A música sempre foi um reflexo da identidade cultural de uma comunidade, mas com a globalização e a disseminação da tecnologia, novas fronteiras são exploradas, gerando tanto estranhamento quanto apreciação em diferentes contextos. A fusão de gêneros musicais, uma tendência crescente na indústria, desafia as fronteiras culturais ao fundir elementos de diferentes estilos. Isso cria uma experiência única para os ouvintes, muitas vezes causando estranhamento inicial, mas também incentivando a exploração de novos horizontes musicais.

A introdução de novas tecnologias na produção musical desempenha um papel significativo nesse cenário. O uso de inteligência artificial, realidade virtual e outras inovações altera drasticamente a maneira como a música é composta e ouvida. Essas mudanças tecnológicas podem criar uma disrupção cultural, causando estranhamento entre aqueles mais familiarizados com estilos musicais tradicionais, enquanto, ao mesmo tempo, proporcionam oportunidades para experimentação e expressão artística.

Além disso, a influência da música étnica na produção contemporânea desencadeia um diálogo cultural fascinante. A incorporação de elementos de diferentes culturas musicais na produção contemporânea muitas vezes resulta em uma experiência de estranhamento para os ouvintes acostumados a sons mais convencionais. No entanto, essa mistura de estilos étnicos proporciona um terreno fértil para a criação de uma música mais rica e diversificada, permitindo uma expressão mais autêntica e inclusiva das identidades culturais.

Em última análise, a música é uma forma poderosa de expressão de identidade cultural. Através dela, diferentes comunidades encontram uma voz para contar suas histórias e compartilhar suas tradições. No entanto, o estranhamento cultural resultante da fusão de gêneros, impacto da música étnica e introdução de tecnologia ressalta tanto a diversidade quanto a complexidade da expressão cultural através da música, convidando os ouvintes a explorar e apreciar a riqueza das narrativas musicais ao redor do mundo.

Referências Bibliográficas

- BARRETO, Jéssica Aparecida de Matos. Diversidade cultural na música: o popular e o erudito. São Paulo: CELACC/ECA-USP, 2012. Disponível em: link direto.
-- CROWL, Samuel. Música na educação básica: referenciais teóricos de periódicos nacionais publicados entre 2000 e 2010. Per Musi, Belo Horizonte, n. 34, p. 4-15, ago. 2016. Disponível em: link direto.
- MACEDO, Edilson Vicente de. História da Música no Brasil? A formação e construção dessa disciplina no ensino superior. Revista da ABEM, Fortaleza, v. 25, n. 38, p. 7-18, jan./jun. 2017. Disponível em: link direto.




Felipe Aguiar
34 anos de idade, 28 de Fé Cristã. Mestre em Letras – Linguística. Bacharel em Letras – Inglês / Literaturas. Licenciatura em Letras – Português / Inglês. Graduado em Gravação e Produção Fonográfica. Técnico em Processamento de Dados. Livros Publicados: 2015 – “Coração Poeta: Pequenas doses de poesia para pensar na vida”. 2013 – “Trazendo à Terra as Canções do Céu”.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *