Transformações sociais aceleradas, mudanças subjetivas e relacionais estão na base de processos psicossociais que têm significativas implicações para as relações entre os sujeitos.
Na dinâmica e complexidade das relações sociais, as mudanças dos tempos sugerem a problemática de reposicionamentos contínuos de fluxos de socialização na formação das subjetivações, considerações sincrônicas de experiências históricas no perceber e experimentar dos acontecimentos/eventos.
Fluidez, hibridismo, liquidez, tecnicismo, flexibilidade…, indicadores significantes dessa ordem de representações de um tempo e de um território marcado pela virtualidade e pela derrubada das fronteiras da comunicação virtual.
Otimização na criação de novos espaços de uma prática questionadora dos pressupostos que sustentam as ações e convicções a respeito das relações, exigindo a relevância de repensar determinações e normativas universais.
A intensidade dos laços em diferentes momentos na dinâmica relacional, fornece elementos capazes de ampliar dimensões do fenômeno da capacidade absortiva na referência a natureza dos laços e efeitos dos mesmos considerando as fontes de conhecimento relevantes e exploração de informações.
CAPURRO, Rafael. Gestão do Conhecimento Cético. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 1, n. 1, 2011.
CAVALCANTI, Marcos Bezerra do Couto; NEPOMUCENO, Carlos. O conhecimento em rede: como implantar projetos de inteligência coletiva. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
FELINTO, Erick; PEREIRA, Vinícius Andrade. A vida dos objetos: um diálogo com o pensamento da materialidade da comunicação. Contemporânea, v. 3, n. 1, 2005.
FIALHO, Joaquim Manuel Rocha. Análise de redes sociais: princípios, linguagem e estratégias de ação na gestão do conhecimento. Perspectivas em Gestão & Conhecimento, v. 4, 2014.
______________. Pressupostos para a construção de uma sociologia das redes sociais. Sociologia, v. 29, 2015.
Leis, R. P. (2009). O impacto das capacidades organizacionais de conhecimento e do dinamismo ambiental no desempenho das redes de cooperação interorganizacional (Tese de doutorado). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, Brasil.
OLIVEIRA, Flávio Ismael da Silva; RODRIGUES, Sergio Tosi. Affordances: a relaçao entre agente e ambiente. Ciências & Cognição, v. 9, 2006.
