:: Edição 008 :: Editorial

EDITORIAL

Transformações sociais poderão propiciar desenvolvimento em qualquer campo da atividade humana e da construção do conhecimento.  A informação, nesse sentido, tem intenção de buscar insumos múltiplos com desafios das competências e de espaços midiáticos informacionais híbridos do conhecimento. 

Utilizar tecnologias como meios de processos e de busca, na construção de ambientes que circulem linguagens híbridas, associadas a estímulos de competência, denota compromisso com a inclusão informacional.

Os ambientes informacionais e de fomentos de conhecimento, constituem um paradigma da atualidade que, por meio da memória sistêmica, trabalha com hibridez, criando ambientes de abrangência de múltiplas pesquisas, conhecimento, vivências e investigação continuada.

Num ambiente interativo de compartilhamento, os produtores de conteúdo, consideram construir uma relação de multimodalidade de dados, informações e conhecimentos de naturezas diversas, essencial num processo de hibridização e inclusão colegiada.

Novas habilidades de criação, organização, agenciamentos, qualificam produtos e serviços oferecidos. Convergência de linguagens, mistura de signos e significados permitem que linguagens de significação fomentem pensamento como um todo.

Referências Bibliográficas

ALMEIDA JUNIOR, O. F. Leitura, mediação e apropriação da informação. In: SANTOS, J. P. (Org.). A leitura como prática pedagógica na formação do profissional da informação. Rio de Janeiro: Fundação Biblioteca Nacional, 2007. 
DUDZIAK, E. A. Information literacy: princípios, filosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, 2003.
GARCEZ, E. M. S. Biblioteca híbrida: um novo enfoque no suporte à educação a distância. Ciência da Informação, Brasília, v. 31, n. 2,2002. 
JORENTE, M. J. V. Tecnologias, mídias, criação e hipertextualidade na transformação da informação em conhecimento interativo. 2009. 244 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Faculdade de Filosofia e Ciências, Universidade Estadual Paulista, Marília, 2009.
RIBEIRO, F. Da mediação passiva à mediação pós-custodial: o papel da ciência da informação na sociedade em rede. Informação & Sociedade, João Pessoa, v. 20, n. 1, 2010. 




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *