:: Edição 007 :: Editorial

EDITORIAL

A Estética da Recepção se debruça através de sua metodologia a esboçar possibilidades que rompem a transitoriedade de um texto não como portador de um significado somente, mas diversos sentidos, local social, interlocutores, objetivos… que de uma forma ou outra, a leitura pode apropriar-se do determinado texto.

As palavras mudam velozmente, os sentidos e significados de determinados vocábulos podem não ser os mesmos para quem ouve a mesma frase ou lê o mesmo livro. A leitura se relaciona com outras leituras, conceitos e ligações que se pode construir no caminho do entendimento de textos ou conceitos.

A interpretação, as possibilidades do texto e suas palavras não tem significado “em si”, mudam de acordo com o período histórico social e cultural. Isso significa dizer que certos termos podem mudar completamente de sentido ou até perder qualquer significado. A leitura e a interpretação podem ser pensadas, como campo de um processo de intersubjetividades sociais e particulares.

Novos horizontes se abrem, novas redes e possibilidades de análise de busca de um texto na “Recepção Estética” se relacionam a um processo de algo ativo que pode favorecer a uma troca construída conforme a leitura. O diálogo, a troca, é, antes de tudo, um ambiente interdisciplinar de análise. 

A Estética da Recepção com seu caráter estético e social, enfatiza a parcialidade de ser completada, reformulada e criticada, na “relação entre forma, significados/funções e determinadas situações/ou tipos de situações” que o texto portador de múltiplas possibilidades de sentido constrói com o leitor.

Referências Bibliográficas

GADAMER, Hans Georg. Historia de efectos y aplicación . In: WARNING, Rauner (Ed). Estética de La recepción. Madrid: Visor Dis. S, 1989.
INGARDEN, Roman. Concreción y reconstrucción. In: WARNING, Rainer (ed). Estética de La recepción. Madrid: Visor Dis. S. A., 1989. 
ISER, Wolfgang. El Proceso de Lectura. In: WARNING, Rainer (ed). Estética de La recepción. Madrid: Visor Dis. S. A., 1989.
JAUSS, Hans Robert. Continuación del diálogo entre la estética de La recepción burguesa y materialista. . In: WARNING, Rauner (Ed). Estética de La recepción. Madrid, Visor Dis. S, 1989.
LA CAPRA, Dominick. Historia Intelectual: repensar La historia intelectual y leer textos. IN: PALTI, Elias José. “Giro Linguístico” e historia intelectual. Buenos Aires: Universidade Nacional de Quilmes, 1998.
ZILBERMAN, Regina. Estética da Recepção e História da literatura. São Paulo: Editora Ática, 1989.




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *