:: Edição 005 :: Mapeamentos e Processos

SINGULARIDADES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

O processo de aprendizagem acontece a partir da aquisição de conhecimentos, habilidades, valores e atitudes através do investigar,  do pesquisar e do vivenciar. Aprendizagem é um processo de mudança de comportamento obtido através da experiência construída por fatores emocionais, cognitivos, neurológicos, relacionais e ambientais. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente.

A educação por muito tempo atribuiu aos educandos o papel de receptores, valorizando apenas o aspecto cognitivo, negligenciando a experiência de vida que esses traziam para a sala de aula. Hoje, já se sabe a importância de conhecer a realidade vivida pelo aluno, pois ela implica sua formação de modo integral. Quando o processo da aprendizagem se torna significativo, ou seja, que faça sentido para o aluno, possibilita um processo continuado do aprender aplicável em suas práticas cotidianas. 

 Segundo Paulo Freire, o processo ensino/aprendizagem é especificamente humano, por isso político, e exige do facilitador um saber de sua natureza e saberes especiais, ligados à sua atividade docente. Assim como uma pessoa é diferente da outra, o processo de aprendizagem se faz de maneira singular. Considerar a diversidade, favorecer o processo do conhecer se torna um desafio de perceber como cada um constrói seu desenvolvimento, considerando suas particularidades e motivações.

Cada pessoa apresenta um ritmo único no processo de desenvolvimento. Cada um tem uma história particular e única, formada por sua estrutura biológica, psicológica, social e cultural. É fundamental o respeito ao ritmo de aprendizagem de cada aluno, sendo extremamente necessário buscar estratégias que venham melhorar o desempenho do processo de aprendizagem.

Referências Bibliográficas

Freire P. Pedagogia da Autonomia: Saberes Necessários a Prática Educativa. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra; 2007.
FREIRE, Paulo. Politica e Educacao. São Paulo: Cortez, 1993.
HILGARD, E. R. Teorias da aprendizagem. São Paulo: Herdes, 1996.
Oliveira MK. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento: um processo sócio-histórico. São Paulo: Scipione, 1993.

Piletti N, Rossato SM. Psicologia da aprendizagem: da Teoria do condicionamento ao Construtivismo. São Paulo: Contexto; 2011.




Daniel Peregrina
41 anos de vida e Fé Cristã. Bacharel em Direito. Pós-Graduado em Gestão e Coordenação de Ensino. Pós-Graduado em Psicopedagogia com Aperfeiçoamento de Docência. Bacharelando em Arquivologia. Há 19 anos atuando no mercado de comunicação Visual (Identidade Visual, Design Digital e Design Gráfico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *