:: Edição 003 :: Mapeamentos e Processos

SOBRE A PERCEPÇÃO DO TEMPO E PROCESSOS NA VIDA

Recentemente em 2021 ficou famoso um modelo de meme em que uma pessoa registra em vídeo uma cena que se transforma com o estalar dos dedos. Uma mulher com roupas de ginásticas em um segundo aparece toda produzida com roupa de luxo, maquiagem e cabelos perfeitos… Um canteiro de obras se transforma numa mansão. Uma grávida em um piscar de olhos está com seu filho no colo. Tudo de forma instantânea, simples e indolor num estalar de dedos.

Na vida real nós sabemos que as coisas não acontecem assim. Por maior ansiedade que possamos ter para resolver as demandas de uma forma instantânea são necessário processos. Parece que a vida contemporânea e suas facilidades nos seduz a ignorar esses processos e altera nossa percepção do tempo.

Hoje é possível através de aplicativos de celular pedir uma refeição que chegará à porta de sua casa em alguns minutos. Quanto tempo essa refeição demorou para ser feita? Alguns meses, talvez anos. Por trás de uma refeição existe toda uma cadeia produtiva, não é verdade? O Pão, por exemplo, precisou de trigo que foi plantado, cuidado, colhido, armazenado, vendido, transportado, juntado a outros ingredientes, assado, vendido de novo…

Gostaria de convidar o leitor para por um momento parar e observar cada item a sua volta e tentar imaginar todo caminho que foi feito até este chegar a você. Tente pensar em quantas horas e trabalho foram empenhados na construção deste aparelho tecnológico que você está utilizando para esta leitura. O simples ato de perceber os processos pode mudar a percepção da vida e do tempo.      




Daniel Peregrina
41 anos de vida e Fé Cristã. Bacharel em Direito. Pós-Graduado em Gestão e Coordenação de Ensino. Pós-Graduado em Psicopedagogia com Aperfeiçoamento de Docência. Bacharelando em Arquivologia. Há 19 anos atuando no mercado de comunicação Visual (Identidade Visual, Design Digital e Design Gráfico).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *