:: Edição 003 :: Saúde Integral

ESTUDO DISCUTE A RELAÇÃO ENTRE GOVERNANÇA E DISSEMINAÇÃO DA COVID-19

Um estudo ecológico1“COVID-19 Outbreak, Mitigation, and Governance in High Prevalent Countries” de Lung-Chang Chien e Ro-Ting Lin publicado no periódico “Annals of Global Health”. Trouxemos aqui uma tradução livre de alguns trechos deste artigo que buscou responder a problemática:  Países com melhor governança têm maior probabilidade de mitigar a disseminação da COVID-19 do que países com pior governança? aplicou um modelo de série temporal para analisar a tendência da incidência de COVID-19 em países com a maior prevalência de 22 de janeiro de 2020 a 15 de junho de 2020. Os países foram agrupados em três níveis diferentes de governança, comparou-se o tempo para mitigar o surto entre esses três grupos.

Foram adotados seis indicadores de governança, para cada país do Indicador de Governança Mundial publicado pelo Banco Mundial. Estes indicadores representam as seguintes dimensões da governança de um país: (i) voz e  responsabilidade, (ii) estabilidade política e ausência de violência / terrorismo, (iii) eficácia do governo, (iv) qualidade regulatória, (v) Estado de direito e (vi) controle da corrupção.

Os autores discutem a importância da governança para melhores resultados no controle da disseminação da COVID-19. Países com melhor governança apresentaram tendência de redução da incidência de casos continuamente e menor período de surto comparado com governança justa e pior governança. A melhor governança inclui medidas de prevenção eficazes, triagem rápida e diagnóstico, além de transparência na divulgação de informações. Ao discutir sobre os resultados encontrados para países no cluster de melhor governança, o estudo confirma a hipótese testada e atinge o objetivo proposto.

Outro aspecto importante da discussão é ressaltar que ainda que sejam empregadas medidas restritivas de saúde pública, sem boa governança os países não terão resultados satisfatórios em relação a mitigação dos casos da COVID-19 e retorno à vida normal e proteção à saúde da população, podendo então ocorrer violações aos direitos humanos.

O artigo original com os dados da pesquisa pode ser consultado aqui.

TODAS AS NOTAS

  1. “COVID-19 Outbreak, Mitigation, and Governance in High Prevalent Countries” de Lung-Chang Chien e Ro-Ting Lin publicado no periódico “Annals of Global Health”. Trouxemos aqui uma tradução livre de alguns trechos deste artigo que buscou responder a problemática:  Países com melhor governança têm maior probabilidade de mitigar a disseminação da COVID-19 do que países com pior governança?

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

CHIEN, Lung Chang e LIN, Ro-Ting. COVID-19 Outbreak, Mitigation, and Governance in High Prevalent Countries. Annals of Global Health, 2020; Disponível em: <http://doi.org/10.5334/aogh.3011> Acesso em: 20 de setembro de 2021.




Geani Marins
29 anos de vida e Fé Cristã. Doutoranda em Saúde Pública e Meio Ambiente. Atua nas linhas de pesquisa: Epidemiologia de doenças transmissíveis e Geoprocessamento e análise espacial em saúde. Pesquisadora colaboradora no Projeto de Pesquisa e Extensão APHETO: Autopercepção da imagem corporal e nutricional, história clínica e epidemiológica na terapia nutricional do outro. Mestre em Ciências Ambientais e Conservação. Nutricionista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *