:: Edição 001 :: Produção Fonográfica

O PRODUTOR FONOGRÁFICO E O MERCADO MUSICAL NA ATUALIDADE

O produtor fonográfico é o profissional que supervisiona uma ou mais etapas do processo de gravação do som, seja ele música ou algum outro tipo de material sonoro. Dentre as muitas atribuições que ele pode ter, poderíamos destacar as funções de arranjador, produtor musical, técnico de áudio e engenheiro de som.

A cada dia mais, essas funções estão se acumulando em uma só pessoa, e muitas vezes, quando o artista é independente, ele mesmo assume essas principais funções, mesmo que de maneira superficial. Explico: com o advento dos arquivos digitais (em especial o mp3) e, mais recentemente, serviços de streaming (Spotify, Deezer, Apple Music etc.), a música gravada deixou de dar o retorno financeiro aos artistas como era antigamente. Com isso, o orçamento das produções independentes foi reduzido drasticamente, e muitas vezes o artista se torna o responsável pela sua própria produção, divulgando as suas músicas nas plataformas digitais de maneira completamente independente.

Processo de Gravação:

Entretanto, para o artista que não entende muito desses processos, a função de produtor fonográfico se torna essencial e ao mesmo tempo pode se tornar perigosa. Muitos artistas que têm uma identidade musical construída, um estilo próprio, uma maneira de fazer música peculiar, mas que ao entregar seu trabalho para um produtor musical têm seus trabalhos pasteurizados e transformados em algo que foge à sua identidade musical. O produtor pega as composições e coloca sobre elas a roupagem musical que estiver na moda no momento, sem muito interesse de ouvir o artista, de saber dos seus gostos e da identidade musical do seu trabalho.

Para que esse processo aconteça da melhor forma possível, é preciso uma boa sinergia entre o artista e o produtor. Deve haver um bom equilíbrio entre as características musicais que podem ser determinantes no sucesso ou no fracasso de uma obra artística e o olhar atento do produtor às demandas e inclinações do mercado. No caso da música cristã, será que vale a pena negociar o conteúdo, a forma singular como cada artista cristão recebe de Deus a sua arte frente às exigências econômicas do mercado?

Todos esses fatores não são mutuamente excludentes, mas devem ser considerados desde o início, para que não haja frustrações com o resultado final do projeto e, em um tempo onde há cada vez menos orçamento para as produções, confiar os seus recursos a alguém que vai distanciar o resultado final da concepção original do projeto. Pode haver uma conexão entre o artista e o produtor, para que este entenda e assimile bem o processo de construção do adorador como artista, para aí então fazer as suas interferências de maneira responsável, respeitando a ideia original sem se abster de deixar a sua marca como produtor da música.




Felipe Aguiar
34 anos de idade, 28 de Fé Cristã. Mestre em Letras – Linguística. Bacharel em Letras – Inglês / Literaturas. Licenciatura em Letras – Português / Inglês. Graduado em Gravação e Produção Fonográfica. Técnico em Processamento de Dados. Livros Publicados: 2015 – “Coração Poeta: Pequenas doses de poesia para pensar na vida”. 2013 – “Trazendo à Terra as Canções do Céu”.

3 interações em "O PRODUTOR FONOGRÁFICO E O MERCADO MUSICAL NA ATUALIDADE"

  1. Eu achei muito interessante e explicativo. Eu não conhecia a função do Produtor Fonográfico no processo de produção de uma música – por exemplo. E o quão determinante pode ser a atuação desse profissional no sucesso ou no fracasso do resultado final do projeto do artista.
    Gostei do questionamento que você trouxe no final.
    O Encontro Modal possibilita ao público (não apenas cristão) uma leitura acessível, compreensível, com uma escrita não presa a uma “linguagem eclesiástica”, mas sem deixar, também, de tocar em assuntos pertinentes e de interesse da Igreja na atualidade. Muito bom! Já quero ler o próximo!

    1. Oi Letícia, que alegria e satisfação receber teu feedback.
      Vc transcreveu com propriedade nossas intenções em relação a proposta Editorial do ENCONTRO MODAL.
      Fique muito a vontade em interagir conosco. Esse espaço é também um espaço de trocas de vivências e perceberes!
      O Shalom de Deus na sua vida!

      1. Obrigado pelo feedback!
        O Modal é exatamente isso, um espaço de trocas com muita qualidade e interação! Que bom que gostou do meu texto, tem outros tão bons quanto ou melhores por aqui!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *