Acompanhando o desenvolvimento da sociedade, a linguagem se caracteriza por se desenvolver à medida em que a sociedade se desenvolve, influenciando e sendo influenciada pela mesma. Existe uma relação direta entre a sociedade e a linguagem, na qual a língua acompanha os adventos propostos e integrados à sociedade, e a sociedade acompanha também as novas formas de se expressar e se explicar a realidade através das palavras.
Vivemos ainda em uma Sociedade da Informação, na qual um novo paradigma se apresentou: a informação se tornou fundamental. Não é difícil perceber o tamanho da importância da Tecnologia da Informação (ou informática) e tudo que ela transformou e ainda transforma no dia a dia da sociedade.
A partir desse paradigma, entende-se que a linguagem informa e influencia a maneira como pensamos, e até mesmo criando um mundo novo e inédito. Trivinho (1998) destaca que essa mudança na inserção das tecnologias tem causado uma “instauração paulatina e irreversível de um mundo inteiramente outro, com características distintas daquele culturalmente irradiado sob o eixo dos media tradicionais.”
Nessa sociedade, as palavras vão ganhando novos sentidos de acordo com o que a tecnologia vigente necessita de definições e atribuições. Por exemplo, as palavras navegar e rede ganharam novos significados com a popularização da internet, e esses significados entraram na disputa para a hegemonia desses significantes. Dessa mesma forma, a criação de novas palavras, novos termos e até mesmo novas linguagens acompanha o desenvolvimento desse mundo novo, visto que coisas novas são criadas e algumas vezes precisam de palavras novas que possam explicá-las e defini-las.