Vivemos por meio de intenções, de reações, pelas substancializações1 Tomar como substância; transformar em algo considerado real, material e concreto. em que cremos, interpretamos e julgamos o que consideramos realidade e aplicamos ou adequamos à todas as circunstâncias.
A capacidade de observar o mundo analisado e avaliado pelo que faz sentido num processo da singularidade, serve como insight2 Compreensão de uma causa e efeito específicos dentro de um contexto específico. O termo insight pode ter vários significados relacionados: um pedaço de informação o ato ou resultado de compreender a natureza interna das coisas ou de ver intuitivamente uma introspecção. na formação de narrativas no intento de criar parâmetros e categorias nas percepções e articulações de subjetivações dessa suposta realidade perceptiva.
Um complexo de ideias e afetos que abrangem crenças, convicções, hábitos e tendências na formação de um sistema de propósitos e ações que foram aceitas e apropriadas pelo pensamento como uma forma de ver e interpretar o mundo.
Visão de mundo e de construção cultural que se insere em todos os aspectos da vida de cada sujeito, de uma “verdade” ontológica, uma “verdade” pública e de interferências nos laços sociais construídos e expressa em uma história ou conjunto de pressupostos, em que as suposições são fundamentos sobre o qual se vive.
Atentar para qual história fazemos parte nas peculiaridades e particularidades, possibilita olhares do formato das conexões nas relações humanas, margem para uma postura de uma interação de proposições na possibilidade de reconhecimento contingenciais que operam no parâmetro da diferença de perspectivas que se pode obter sobre a variabilidade de taxonomias.3 Ciência da identificação; variabilidade; características que diferenciam; Não existe uma taxonomia certa ou errada, o que existe é uma taxonomia organizada a partir de um determinado ponto de vista, uma forma classificatória de entendimento de uma dada realidade, atendendo a diferentes propósitos.