:: EDIÇÃO 014 :: Cosmovisão Teológica Bíblica

COSMOVISÃO E TEOLOGIA BÍBLICA: PERSPECTIVAS NA INTERPRETAÇÃO

O papel do sujeito é ativo como intérprete da “realidade” onde é possível ter uma cosmovisão particular, uma cosmovisão como uma perspectiva idiossincrática1Maneira de ver, de sentir e de reagir, própria de cada pessoa; forma incomum, agir fora dos padrões normais, dos padrões esperados..

As formas de ver o mundo são tecidas a partir dos aspectos de intuição, fruição e afeição, conjunto de crenças mantidas do que faz sentido para a vida e pretendem responder às questões fundamentais da vida. 

Um complexo de ideias e afetos que abrangem hábitos e tendências baseados em um sistema de propósitos que norteiam a ação e dão um sentido à vida, uma forma de ver e interpretar o mundo.

Cosmovisão é um conjunto de pressuposições que sustentam o homem no mundo em que vive, expressa em uma história ou conjunto de pressupostos, em que as suposições são os fundamentos sobre o viver.

Na Teologia, Cosmovisão é um assunto que pode despertar interesses metafísicos e epistemológicos, numa abrangência genérica há algumas críticas e objeções, é importante investigar e analisar a apropriação conceitual na interpluralidade dos campos de saber (Antropologia, Linguística, Sociologia, Fenomenologia, História, …).

As taxonomias2Do grego taxis, que é ordenação; e nomos, que é sistema, norma, é todo sistema de classificação que possui três características: cumulatividade, hierarquia e eixo comum; reorganizar o material ou combinar ideias, técnicas ou métodos., são correlacionadas e se completam, conferindo significados uns aos outros,  relações entre uns e outros no tempo histórico; os campos compartilham semelhanças de Cosmovisão, cada um é singular em determinada temática.

Todas as notas

[1] Maneira de ver, de sentir e de reagir, própria de cada pessoa; forma incomum, agir fora dos padrões normais, dos padrões esperados.
[2] Do grego taxis, que é ordenação; e nomos, que é sistema, norma, é todo sistema de classificação que possui três características: cumulatividade, hierarquia e eixo comum; reorganizar o material ou combinar ideias, técnicas ou métodos.

Referências Bibliográficas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2001.
FOWLER, James W. Estágios da fé. São Leopoldo: Sinodal, 1992. 
GEERTZ, Clifford, A vida entre os antros e outros ensaios. Petrópolis: Vozes, 2015.
HIEBERT, Paul. Transformando cosmovisões: uma análise antropológica de como as pessoas mudam. São Paulo: Vida Nova, 2016.
MARTELOTTA, Mário Eduardo. Manual de Linguística. São Paulo: Contexto, 2012.
NAUGLE, David. Cosmovisão: a história de um conceito. Brasília: Monergismo, 2017. E-book.




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

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