:: Edição 012 :: Cosmovisão Teológica Bíblica

PERCEPÇÃO DO REMODELAR A COSMOVISÃO TEOLÓGICA BÍBLICA

É questão de primazia a “importância da Bíblia como a Palavra de Deus e de sua centralidade na experiência e pensamentos cristãos”; a Revelação da Palavra de Deus deve conduzir a experiência vivida e dirigi-la, sob todos os aspectos da soberania divina.

A Escritura Sagrada, como autoridade do processo de Revelação Divina, resulta num projeto de vida na soberania de Deus. Sua ênfase implica em ampliações de abordagens autorais no que tange questões de fé para uma adequada base na coerência de conteúdos com ênfases distintas requeridas por circunstâncias  específicas. 

O relacionamento entre fé e a Bíblia suscita a questão “contínua de uma reflexão crítica”, que é  essencial  no processo de desenvolvimento do cristianismo, perspectivas  entre  os  autores bíblicos” na intenção do princípio de que a unidade está na  própria  Escritura,  e  a  regra  de fé apenas  o  torna  explícito, onde  o “propósito último da regra de fé é deixar a Escritura interpretar a Escritura”.

Dentro da fé bíblica, nas práticas da unidade das Escrituras, deve se ter sempre presente, ao analisar um texto, na totalidade do processo da revelação das Escrituras Sagradas, a necessidade de considerar as características individuais próprias da autoria humana dos escolhidos autores.

Referências Bibliográficas

BÍBLIA SAGRADA ALMEIDA SÉCULO 21: Antigo e Novo Testamentos. Coordenação das revisões exegéticas e de estilo da versão – Luiz Alberto Teixeira Sayão. São Paulo, SP: Vida Nova, 2013.
BOLTON, B. A reforma na Idade Média. Lisboa: Edições 70, 1986.
CHESTERTON, G. K. Ortodoxia T.radução de Almiro Pisetta. São Paulo, SP: Mundo Cristão, 2008.
GRENZ, Stanley J. Pós-modernismo: um guia para entender a filosofia do nosso tempo. Tradução de Antivan Guimarães Mendes. São Paulo, SP: Vida Nova, 2008.
JASPERS, Karl Introdução ao Pensamento Filosófico. Tradução de Leonidas Hegenberg e Octanny Silveira da Mota. São Paulo, SP: Cultrix, 2011.
MCGRATH, Alister E. “Surpreendido pelo Sentido: ciência, fé e o sentido das coisas”; Tradução de Onofre Muniz. São Paulo, SP: Hagnos, 2015.
NAUGLE, David K. “Cosmovisão: a história de um conceito”. Tradução de Marcelo Herberts; Brasília, DF: Editora Monergismo, 2017.
PIXLEY, Jorge (Org.). A canonização dos escritos apostólicos. Revista de Interpretação Bíblica Latino-americana, Petrópolis, v. 42/43, 2002.
SIRE, James W. “O Universo ao Lado: um catálogo básico sobre cosmovisão”; 5ª edição, tradução de Marcelo Herberts; Brasília, DF: Editora Monergismo, 2018.
Verger, J. Cultura, ensino e sociedade no Ocidente nos séculos XII e XIII. Bauru: Edusc, 2001.
ZABATIERO, Júlio P. T. Uma história cultural de Israel. São Paulo: Paulus, 2013.




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *