:: Edição 010 :: Percepções

REFLEXÕES NA CONSTRUÇÃO DO SABER

Entendimentos novos e a contínua reflexão no que diz respeito ao modus operandi da progressiva criação do saber, incorpora produções no fazer de aportes dos postulados no crivo da Metodologia ordenada e atestada pelo rigor do campo da Epistemologia.

A marca de uma raiz nas Ciências Sociais e Humanas, na Sociologia, na História, na Antropologia, na Linguística, na Hermenêutica, para evidenciar apenas alguns campos de investigação, na intenção de agregar conhecimentos e sentidos aos fatos estudados, possibilita aos pesquisadores um amplo e complexo processo de aprofundamento dos elementos e dos discursos.

Aprofundamento contínuo do conhecimento, relaciona o fenômeno investigado, a experiência, os pareceres, os significados, as percepções diante de um contexto natural e relacional de modo a exprimir subjetivações no contexto social, cultural, econômico, no contribuir no esforço de múltiplas fontes de evidências.

Cada etapa consiste num permanente desenvolvimento de processos interpretativos, de pressupostos, dos referentes teórico-metodológicos na análise e interpretação dos dados, no vasto e aberto campo da interpretação de pensamentos e teorias no contexto de observação e de interesse.

O desafio está na imersão do aprofundar e da permanência da coleta e da análise de dados. 

Referências Bibliográficas

ASSIS, M.M.A; JORGE, M.S.B. Métodos de análise em pesquisa qualitativa. In: SANTANA, J.S.S; NASCIMENTO, M.A.A (Orgs). Pesquisa:. Métodos e técnicas de conhecimento da realidade social. Feira de Santana (BA): UEFS Editora; 2010. 
CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. São Paulo (SP): Cortez, 1995.
GADAMER, H. Verdade e método. Petropolis (RJ): Vozes, 1999.
HABERMAS, J. Dialética e Hermenêutica: para a crítica da Hermenêutica de Gadamer. Trad: Álvaro L.M. Valls. Porto Alegre (RS): L&PM, 1987. 
LOURAU, R. A Análise Institucional. 3 ed. Petrópolis (RJ): Vozes, 2014
MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis (RJ): Editora Vozes Limitada, 2011.
SANTOS, B.S. Introdução a uma ciência pós-moderna. 4 ed. Rio de Janeiro (RJ): Graal, 2003.




Rovany Pimenta
61 anos de vida e Fé cristã. Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.
https://modal.asaphministerios.com/equipe/rovany-pimenta/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *