Entendimentos novos e a contínua reflexão no que diz respeito ao modus operandi da progressiva criação do saber, incorpora produções no fazer de aportes dos postulados no crivo da Metodologia ordenada e atestada pelo rigor do campo da Epistemologia.
A marca de uma raiz nas Ciências Sociais e Humanas, na Sociologia, na História, na Antropologia, na Linguística, na Hermenêutica, para evidenciar apenas alguns campos de investigação, na intenção de agregar conhecimentos e sentidos aos fatos estudados, possibilita aos pesquisadores um amplo e complexo processo de aprofundamento dos elementos e dos discursos.
Aprofundamento contínuo do conhecimento, relaciona o fenômeno investigado, a experiência, os pareceres, os significados, as percepções diante de um contexto natural e relacional de modo a exprimir subjetivações no contexto social, cultural, econômico, no contribuir no esforço de múltiplas fontes de evidências.
Cada etapa consiste num permanente desenvolvimento de processos interpretativos, de pressupostos, dos referentes teórico-metodológicos na análise e interpretação dos dados, no vasto e aberto campo da interpretação de pensamentos e teorias no contexto de observação e de interesse.
O desafio está na imersão do aprofundar e da permanência da coleta e da análise de dados.