A integração dos mais variados contextos organizacionais e informacionais, no intuito de gerar conhecimento inter, multi, pluri e transdisciplinares, necessita da valorização e desenvolvimento eficaz de processos.
Agregar valor aos processos informacionais, depara-se na implantação de uma gestão da informação, construindo um arcabouço teórico da Ciência da Informação nos mais variados contextos organizacionais. Talvez uma revisão de literatura, de possível verificação de quais aspectos do conhecimento possa auxiliar na quebra de paradigmas que habitam as práticas clássicas.
Agentes empresariais, em seus mais variados ambientes de competência, executam atividades que fazem parte de processos, cujas problematizações operacionais necessitam de conhecimentos ampliados e de integração de variados contextos informacionais.
A gestão da informação é um processo imprescindível para um efetivo agenciamento de fluxos operacionais, pois articula um agenciamento de um conjunto de etapas relativas à identificação das necessidades de informação, organização, uso e desenvolvimento de produtos e serviços, etc.
Reorganização, ressignificação, mudança são parte permanente de um processo necessário para qualquer tipo de ambiente organizacional; novas ideias, novas práticas que busquem adaptações novas na direção de mudanças em suas estruturas.
Reflexões e inquietações sob os modelos de Gestão da Informação devem ocorrer naturalmente, pois seus efeitos geram necessidades de estar acompanhando as mudanças da sociedade e a necessidade de novos conhecimentos e adaptações.