:: Edição 008 :: Produção Fonográfica

INOVAÇÃO NA PRODUÇÃO FONOGRÁFICA: UMA POSSIBILIDADE SISTÊMICA

A inovação sempre esteve no centro da Produção Fonográfica e Musical. As técnicas e tecnologias que permitiram que a música que ouvimos hoje se multiplicaram ainda mais na era das gravações digitais, possibilitando uma abundância de possibilidades.

Entretanto, o conceito de qualidade vem se tornando um fator de crescente importância, visto que a produção se popularizou e a distribuição digital deu espaço a artistas e produtos que são feitos com orçamentos bem abaixo do que costumavam ser.

É interessante pensar no conceito de inovação sistêmica: inovação não acontece de modo isolado, mas sim localizado em um sistema que permite que ela aconteça. Um dos aspectos mais importantes desse modo de pensar a inovação é que isso requer cooperação entre diversos atores do meio: artistas, produtores, universidades, empreendedores, consumidores etc.

Se no passado se caracterizava inovação buscando exemplos de áudios e músicas que foram produzidas nos mais diversos momentos históricos e se nomeava as características comumente percebidas como inovadoras desses, hoje é preciso ampliar essas características para notar qual o impacto dessas inovações em todo o mercado de produção de música.

As redes de trocas de informações hoje operam em uma velocidade inédita, na qual os grandes lançamentos mundiais atingem um imenso número de ouvintes e as inovações e novidades ali aparecem muito rapidamente em lançamentos subsequentes de outros artistas e produtores, em um processo quase que em tempo real de influência, imitação e até mesmo de rejeição dos padrões.

Aos produtores desse tempo, cabe estarem atentos à realidade do sistema como um todo, para que um bom entendimento dele possa ocasionar consciente repensar constante das suas práticas para que a inovação continue acontecendo de maneira satisfatória e sem comprometer a qualidade do seu produto final.

Referências Bibliográficas

Justin  Paterson, "What Constitutes Innovation in Music Production?," Engineering Brief 17, (2011 October.).
Smits, R., and S. Kuhlmann, (2004), The rise of systemic instruments in innovation policy. The International Journal of Foresight and Innovation Policy, Vol. 1, no 1/2, p. 4-32. 




Felipe Aguiar
34 anos de idade, 28 de Fé Cristã. Mestre em Letras – Linguística. Bacharel em Letras – Inglês / Literaturas. Licenciatura em Letras – Português / Inglês. Graduado em Gravação e Produção Fonográfica. Técnico em Processamento de Dados. Livros Publicados: 2015 – “Coração Poeta: Pequenas doses de poesia para pensar na vida”. 2013 – “Trazendo à Terra as Canções do Céu”.

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