:: Edição 003 :: Produção Fonográfica

PRODUÇÃO MUSICAL: PRÉ-PRODUÇÃO

Nos textos anteriores dessa coluna, falamos sobre a produção fonográfica de um modo geral e sobre a etapa da concepção artística de uma produção musical.

Nesse texto, o foco será em uma parte fundamental e decisiva da produção musical: a pré-produção.

O lendário produtor Mayrton Bahia define essa fase da seguinte forma:

“A escolha do local de ensaio. Encontros com compositores. Audição e seleção de repertório. Concepção, criação e desenvolvimento dos arranjos […]. Escolha do(s) estúdio(s) e do(s) técnico(s). Levantamento das técnicas ou tecnologias a serem empregadas no projeto […]. Estimativa mais realista de custos. Esboço da estratégia e do projeto de marketing para o produto”. (BAHIA, 1988, p. 80)

Essa etapa é decisiva porque nela são definidos muitos detalhes que irão moldar os rumos da produção posterior. Com as composições em mãos e a concepção artística pensada e trabalhada, é a hora de partir para o trabalho nas produções em si.

É esta a hora de desenhar toda a produção que vai acontecer dali para frente, e são muitos os pontos que são deliberados aqui. Na parte executiva do projeto, é aqui que é definido o orçamento do projeto (para qualquer produção que envolva contratar algum músico ou produtor, ou alguma outra função paga), e o orçamento do projeto influencia em todas as etapas seguintes. Ele dita desde a quantidade de músicos participantes do projeto até a quantidade de horas de estúdio a serem pagas. Ainda mais importante é se esse projeto envolver alguma estratégia paga de marketing e divulgação, incluindo o design visual etc. Enfim, é a hora de pensar em todos os detalhes.

Com o orçamento pronto, é a hora de definir as tonalidades ideais para os cantores, e com essa escolha feita, começam a ser feitos os arranjos. Nos dias atuais, geralmente essa fase da produção é feita pelo produtor musical, a pessoa responsável pelos arranjos e pela direção musical como um todo do projeto, com instrumentos virtuais.

Como esses arranjos são feitos depende bastante do estilo musical também, por isso é tão importante a etapa anterior da concepção artística. Todas as etapas são como uma engrenagem interdependente, e todas dependem de todas para serem bem-sucedidas.

Depois de ter os arranjos prontos e aprovados pelo artista, o produtor começa a pensar nos músicos que farão parte da gravação musical de fato. Em alguns estilos musicais, a pré-produção com instrumentos digitais já se torna a produção final, onde o produtor executa todos os “instrumentos” dentro do computador. Em outros, é necessária uma banda com instrumentos “de verdade”, e a produção pode crescer de várias formas, incluindo gravações de orquestra, coral, e tudo mais que a imaginação e o orçamento permitirem!

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BAHIA. Mayrton. A Arquitetura dos Espaços Virtuais: dimensões e sensações virtuais no tempo. Música e Tecnologia, v. 10, n. 81, mai. 1998.




Felipe Aguiar
34 anos de idade, 28 de Fé Cristã. Mestre em Letras – Linguística. Bacharel em Letras – Inglês / Literaturas. Licenciatura em Letras – Português / Inglês. Graduado em Gravação e Produção Fonográfica. Técnico em Processamento de Dados. Livros Publicados: 2015 – “Coração Poeta: Pequenas doses de poesia para pensar na vida”. 2013 – “Trazendo à Terra as Canções do Céu”.

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