O acontecimento (como produção de sentido dos fatos) pode ser entendido, também, como o episódio desencadeador de mudanças na sociedade, se encaixa dentro de um processo social no qual tem ou não sentido. Ele existe em função do relato feito dele.
Na construção de sentido, há necessidade de se remontar a um momento no qual o fato se gerou. As mudanças, rupturas, viradas, ocorridas no transcorrer do tempo carregam um sentido compreensível, inserindo uma lógica com a configuração adquirida.
A consciência histórica como resultado entre os processos de produção do conhecimento histórico e o pensamento histórico produz na vida um sentido temporal às experiências. Interesses de orientação são gerados pelos questionamentos subjetivos à realidade, pela percepção da passagem do tempo na própria vida e na vida do grupo ao qual o sujeito pertence; também são mobilizadas pelos sentidos do tempo construídos e compartilhados coletivamente.
Dentro da linha do TEMA EDITORIAL dessa edição: “Fé, Responsabilização, Diálogos e Empoderamentos na Diversidade Cultural”, em reflexões sobre “Acontecimentos Históricos e dialogando com várias percepções e atitudes construídas”, deparamo-nos com percepções e atitudes moldadas pela compreensão histórica, percepções de base individual estruturada em diferentes perspectivas que atuam na constituição de sentidos, na construção de valorações por meio do desenvolvimento da compreensão histórica, que possibilita a crítica das imagens estabelecidas e o questionamento dos sentidos atribuídos.
O veículo midiático MODAL se sente lisonjeado na sua linha editorial em fazer construções e reflexões de momentos históricos onde acontecimentos são registros de uma memória vivida e refletida!
61 anos de vida e Fé cristã.
Doutor em Fenomenologia Existencial. Mestre em História Social. Pós-Graduado em: Teologia Filosófica Educacional; Psicoterapia de Orientação Analítica; Gestão em Educação e de Pessoas; Psicopedagogia – Aperfeiçoamento do Docente; Artes Cênicas – Educação Musical/ voz e regência. Bacharel em Teologia, Artes Cênicas e Psicoterapia de Orientação Analítica.