:: Edição 010 :: Design Gráfico

DESIGN: REFLEXÕES SOBRE O QUE SE VÊ E COMO SE VÊ

Compreender um design1 Design é uma disciplina que envolve a criação, planejamento e desenvolvimento de soluções para problemas específicos, com o objetivo de melhorar a funcionalidade e estética de objetos, ambientes, sistemas, serviços e comunicações. É uma prática que utiliza diferentes técnicas, ferramentas e métodos para conceber e executar projetos de forma eficiente e efetiva, considerando as necessidades, desejos e expectativas dos usuários e das partes interessadas.

O design abrange várias áreas de atuação, como design gráfico, design de produto, design de interiores, design de moda, design de serviço, design estratégico, design de comunicação, entre outras. Cada uma dessas áreas tem suas próprias características, técnicas e metodologias, mas todas compartilham a mesma base conceitual e filosófica.
vai além da sua aparência estética. A estética é importante, mas é apenas uma parte do significado que um design pode ter. Para “entender” um design, é necessário considerar seu contexto, sua história e sua finalidade. É uma construção subjetiva do conhecimento, que depende da interpretação individual de cada pessoa.

O significado de um design pode variar muito de acordo com o contexto em que é utilizado. Por exemplo, um símbolo pode ter uma interpretação completamente diferente em diferentes culturas. Além disso, o significado de um design também pode mudar ao longo do tempo, à medida que a sociedade se transforma. Portanto, é importante ter em mente que a compreensão de um design é um processo contínuo e em constante evolução.

Outro aspecto importante a ser considerado é o propósito do design. Ele foi criado para promover uma ideia, produto ou serviço? Ele foi desenvolvido com um público específico em mente? Entender o objetivo do design pode nos ajudar a entender o que ele tenta comunicar e, consequentemente, interpretá-lo de maneira mais abrangente.

Interpretação de um design é altamente subjetiva, baseada em experiências, conhecimentos e valores pessoais. É relevante compreender o design em si, considerar as diferentes interpretações. É a variedade de interpretações que torna o design um campo tão rico e diversificado.

Referências

BAXTER, Mike. Projeto de design: guia prático para estudantes e designers. São Paulo: Blucher, 2011.
COSTA, Carlos. Design para quem não é designer: princípios básicos de design gráfico. São Paulo: Alta Books, 2015.
DONDIS, Donis A. Sintaxe da linguagem visual. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
KLEIN, Norman. O significado da arte. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2003.
MUNARI, Bruno. Design e comunicação visual. São Paulo: Martins Fontes, 2006.




Daniel Peregrina
41 anos de vida e Fé Cristã. Bacharel em Direito. Pós-Graduado em Gestão e Coordenação de Ensino. Pós-Graduado em Psicopedagogia com Aperfeiçoamento de Docência. Bacharelando em Arquivologia. Há 19 anos atuando no mercado de comunicação Visual (Identidade Visual, Design Digital e Design Gráfico).

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